É sempre um grande receio dos noivos, na hora de encomendar a quantidade de convites, pedir a mais ou a menos.
Já tivemos casos em que os noivos solicitaram uma quantidade a menor e constataram, na última hora, que não seriam suficiente. Além do custo de imprimir uma pequena quantidade ser altíssimo, nem sempre há o tempo útil para realizar a impressão de adicionais.
Além disso, fechar a lista para o número de convidados que se deseja na festa não é tarefa fácil.
A questão da ausência é algo que varia em função da data escolhida, se é próximo a um feriado, se boa parte dos convidados é de fora da cidade, enfim, ninguém melhor do que você que conhece seus convidados para tentar medir isso. Peça ajuda ao seu/sua cerimonialista.
Alguns conselhos bem úteis então:
1- Faça a sua lista, levando em consideração os casais, famílias e indivíduos.
Numere os convites para identificar rapidamente o total de convites.
Uma outra dica valiosa: faça a lista com 4 colunas (convite no. / convidado / como deverá ser caligrafado / qtde de convidados). Assim, você já adianta o trabalho para caligrafia e fica fácil calcular o número de convidados total da festa.
2- Depois da lista feita, considere 10% a mais para erros de caligrafia. Não se esqueça que este processo é manual e erros acontecem!
3- E mais 10% para os convidados de última hora, aqueles que você ou seu noivo e pais esqueceram, aqueles que vocês tem que convidar por educação, entre outros. Por mais que você tente apurar a lista ao máximo, estes casos acontecem!
Esperamos ter ajudado de alguma forma!
Nenhum comentário:
Postar um comentário